Eleições Presidenciais 2014: Carta a três candidatos
Excelentíssima Presidente Dilma,
Cresci em classe média e cercado de influência de Direita, daqueles que votaram no Collor.
Em 1992 recebi algumas influências de Esquerda que me colocaram pra pensar que o Brasil precisava de outras lideranças, dentre os discursos do PT repetiam que o plano real tinha cunho "eleitoreiro". Ainda assim eu acreditava não ser a hora do Lula e sim do FHC.
Embora a grande pavimentação feita por duas eras FHC, em 2002 votei no Lula por acreditar que era chegada a hora de mudança. Que não se destruiria a estabilidade econômica alcançada e adicionaria outros avanços - viabilizado por tal pavimentação. Então com Lula tivemos outros avanços, um deles a solução de curto prazo pra matar a fome de muitos brasileiros que viviam na linha da pobreza. Vimos que conseguiu aglutinar, negociar para executar, mas, em 2004 veio à tona a forma com ele e seu exército de "companheiros" o conseguiu fazer - o mensalão!
Ainda assim as verdades para o momento não foram suficientes para mostrar aos brasileiros o preço pago para os avanços, alguns deles que deveriam ser de curto prazo e que se tornaram de médio no mínimo para se ganhar nova eleição. Daí a vez da Direita de usar cria "eleitoreiro" contra o PT para o fome zero. Ainda assim foi vencida.
Dada nova chance ao PT, ao final o que vimos foi um país com contas maqueadas, um pouco menos pior que as peripécias argentinas nessa arena. Dentre inúmeros danos, temos uma Petrobras destruindo valor não só a seus acionistas mas rasgando dinheiro público ao subsidiar com dinheiro de todos, os brasileiros os que consomem combustível, tudo para manter uma política econômica míope é claro "eleitoreira", sem contar a economia de energia de curto prazo e às custas de arrebentar o setor elétrico criando um passivo que um dia apresentará a conta e a ser paga por quem? Todos nós e com juros!
Só quem acompanha diariamente o noticiário econômico tem condições de entender tais e outros danos imensos. Infelizmente atuais 35% dos eleitores segundos pesquisas parecem não o fazer ou não conseguem entender, sendo que para muitos o que importa não é trabalho mas sim a renda obtida pelo bolsa família.
Reconheço alguns avanços, o mais médicos, o minha casa minha vida, embora os problemas e desafios. Não consigo ressaltar outros de bate pronto, e sei que posso estar sendo injusto em não citá-los, desculpe-me, mesmo porque o que precavesse pra mim é visão de que fazem parte de um projeto de perpetuação no poder (e a qualquer custo) - traçado pelo PT quando assumiu o Lula!
O que dizer da destruição que faz da "companheira" Marina de muitos anos, e através de peças milionárias de campanha de forma a amedrontar de forma enganosa o país (as famílias bolsistas) por exemplo dizendo que com um banco central independente o país será entregue a banqueiros… Minha nossa!!! Que golpe baixo! Pior ainda, tendo no mínimo três vezes mais o tempo de campanha na TV que a Marina… e por causa de uma base aliada de partidos políticos, aliás a que preço para o país? O que vem por aí sobre um PetrobrasDUTO???
Vou simplesmente resumir: Sim tivemos muitos e muitos outros avanços mas não são suficientes e ainda assim a um preço extremamente alto. Por isso, Sra. PresidentA, para mim é momento de mudar outra vez. Vocês companheiros tiveram a chance de vocês! Chega!
Governador Aécio,
O Sr. é o preferido dos direitistas a que me referi para a PresidentE Dilma. Me intriga muito a dificuldade pra empatar com ela em Minas Gerais, quando deveria lá estar em 1o disparado. O que há de errado? Não consegui entender a razão dos mineiros. Sua campanha, sua presença política, argumentação são excelentes. Existe um plano de governo. Mas questiono o quão exequível é. Não tenho condições de avaliar com segurança, confiar em quem sobre o tema? Confiaria as mãos do país a senhor? Estou muito inseguro pois não me inspira com sua campanha populista, cheia de cuidados pra não comprometer o voto dos menos esclarecidos que querem de forma míope a gasolina e a conta de energia baratas, sem entender o impacto, de uma conta a ser paga mais tarde! Melhorar o bolsa família? Como? Por que não desenvolver o nordeste? Os EUA criaram uma economia no deserto... O Nordeste vende sol, quantas oportunidades temos pra alavancar com o turismo? É só ter vontade, coragem, criatividade! Tecnologia não falta!
Enfim, me inspira a Direita da era do PDS (antiga Arena). Política de coronéis! Aeroporto no município de Cláudio? No mínimo não seria sensato - se aos olhos da opinião pública não caia bem. Prioritário fazê-lo? Chega também!
A vocês dois,
O que o país precisa é de um projeto de longo prazo, decente e coerente com o interesses gerais da nação. Vintes anos de PSDB e PT, muitos progressos sim, mas cadê a reforma tributária e política tão faladas em trinta anos? Projeto a ser elaborado pela sociedade com seus membros competentes para tal propósito e executados por gestores, não apenas por políticos que até agora só mostram o interesse pela perpetuação no poder!
Senadora Marina,
A Sra. é a única que inspira confiança de que fará menos política tal como tem sido feita nesse país. Mas ninguém governa sozinho. Me preocupa a governabilidade, a frieza - o que a Sra. no último debate não mostrou. Vinha resistindo brilhantemente aos ataques e muitos deles injustos, mas na reta final não está conseguindo. Uma pena, que para ser um presidente, primeiro precisa começar vencendo tais terríveis barreiras em tempo de campanha, principalmente quando competindo com os "malucos" e bem assessorados pelos "marketeiros" à custa de milhões.
Ainda assim, o meu voto é seu! A única em que aposto que ao final se guiará segundo os interesses da coletividade e longevidade de um planeta em exaustão! Força Marina! Energia! Não se abata. Não contra-ataque um jogo da mesma forma. Fale as verdades sem medo, com a segurança embaçada por seu projeto. Ainda assim, não entendo ser de longo prazo, mas pelos motivos aqui expostos, novamente, meu voto é seu.